Home Empresa Pedido Online Salão Fotos Vídeos Ação Social Notícias Localização Promoções Contato
Notícias
Detentos do presidio Itabira fazem greve depois da mudança nos dias de visitação

ITABIRA(MG)- Nesta segunda-feira, 9 de setembro de 2019, algumas informações davam conta que no presidio na localidade do Rio de Peixe, estava acontecendo um agrupamento de detentos que tomaram a decisão de fazer greve de fome, devido à mudança com relação às visitas semanais, que agora será quinzenal na unidade de Itabira de acordo com a direção.

De acordo com as informações após tomar conhecimento da nova decisão executiva, quanto à mudança nas visitações. Entre alguns dos 390 detentos da unidade prisional, tomaram a decisão de iniciar uma greve de fome em protesto a decisão, recusando receber as alimentações que são almoço, jantar e cafés oferecidos normalmente nas celas.  

O clima no presidio de acordo com informações do diretor Marcio Pedro, esta tudo sobe controle ainda, todos os agentes da unidade estão se revessando em seus turnos, para manter a segurança na unidade prisional, até o momento não foi preciso solicitado o apoio da Policia Militar no local.

Fizemos contato com representantes do Presidio que nos informaram que realmente alguns presos estão em greve de fome, alguns até entenderam a necessidade da mudança imposta pelo sistema e a principio receberam a alimentação oferecida.

Segundo informações a mudança relacionada às visitas é de responsabilidade executiva, que esta medida já foi imposta em grande parte das unidades prisionais do Estado, inclusive em unidades vizinhas a de Itabira. Devido o senário carcerário ter aumentado nos últimos anos, cresceu também o número de detentos privados de liberdade, o que significa que cresceu também o volume de visitantes nas unidades, dificultando assim a garantia de segurança de todos envolvidos.

Os responsáveis pela segurança do presidio se colocaram entristecidos pelo que está acontecendo, mas o que eles pedem é que os familiares compreendam a necessidade de manter a segurança dos detentos e dos visitantes, esta mudança vai ajudar alguns visitantes que não têm condições de irem todos os finais de semana no presidio, mas vão porque se sentem envergonhados de ter a visita e esses não poder comparecer. A direção acredita que esta mudança servirá para que os visitantes tenham uma semana para se organizarem, até mesmo financeiramente, para na semana seguinte realizarem as visitações.

De acordo com a direção eles não querem com esta medida prejudicar ninguém e que estão viabilizando algumas alterações para melhor atender a todos, como compensar o tempo perdido com os procedimentos de entrada, estendendo em até uma hora o momento de saída, que todas as decisões estão prevista em um dispositivo legal sobre procedimento do sistema prisional, sendo considerada por necessidade e a fim de organizar melhor as demandas. Até o momento a manifestação é pacífica, apenas por questões de protocolo estamos mantendo grupos de agentes para garantir a segurança de todos.

Nesta manha de terça-feira, 10 de setembro de 2019, só depois da distribuição do café da manhã é que terão certeza se os detentos mantiveram a posição de greve de fome, mesmo porque no ultimo final de semana os presos receberam pertences alimentícios que estão com eles nas celas, deixando a acreditar que eles ainda não estão sem se alimentar.

Sobre a superlotação onde a capacidade era de 194 e hoje se encontra com cerca de 390, não haverá remanejamento de nenhum detento, já que a superlotação é uma realidade de quase todas as unidades pelo Estado a fora. Sobre os estampidos ouvidos na noite anterior na unidade são dispositivos usados em treinamento dos cães, realizados pelos agentes que estão alojados no presidio.

Asnoticiasonline.com.br


Telefone de contato: (31) 3831-4213 / 3831-3414 / E-mail: contato@macedoinez.com.br
Estamos localizado na Rua Haidée de Alvarenga, 70 - Eldorado - Itabira/MG
Mapa
Macedo Inez - 2019. Todos os direitos reservados. - Site Ouro